Jogador n°1 - O melhor livro para um gamer!

     O ano é 2044 e o mundo está lentamente caminhando ao fim. A poluição, juntamente com o descaso com a preservação da natureza são o pano de fundo da história do jovem Wade Watts. Wade tem 18 anos e mora com sua tia desde que seus pais morreram (sua mãe morreu ao usar um droga desconhecida e seu pai foi baleado ao tentar roubar uma loja durante um blecaute) e como quase todo mundo, possui um óculos de realidade virtual para se conectar ao OASIS.
      OASIS é um jogo MMO (Multiplayer-Massivo Online em português) onde pode-se fazer praticamente tudo. Empresas divulgam e vendem seus produtos pelo jogo, pessoas pagam para ter acompanhantes virtuais (reais, não NPCs), é possível se casar através do jogo entre muitas outras coisas para quem tem dinheiro para pagar. O jogo possui diversos mundo com referências a diversos coisas, para visitar os mundos é necessário pagar pelo teletransporte. O dinheiro se consegue pagando com dinheiro de verdade ou matando monstros e inimigos pelo jogo e fazendo missões (Quests) pra ganhar tesouros.
         Wade é pobre, ele ganhou seu óculos de acesso do OASIS ao conseguir boas notas e ao participar de um projeto do governo pela sua escola. O mundo está tão decadente que as escolas decidiram fazer provas pra ver quem realmente estava querendo aprender e o aluno que conseguia boas notas ganhava um óculos OASIS para fazer as aulas pelo jogo no mundo-escola de LUDO. Como ele não tem dinheiro no mundo real e não pode se teletransportar para outros mundos no jogo, Wade fica preso em LUDO com seu jogador nível 1. 
        Mas há ainda mais um motivo para o OASIS fazer tanto sucesso. O criador do jogo, James Halliday, Megamultimilionário, antes de morrer, escondeu uma série de enigmas dentro do jogo que premiarão quem o achar e decifrá-los com uma enorme fortuna. A única coisa que se sabe é que os enigmas foram baseados na cultura pop do final do século XX, de que Halliday tanto gostava. No dia que Halliday morreu, sua página principal de seu blog foi atualizada e um enorme placar apareceu onde marca a pontuação e o nome dos jogadores que conseguirem encontrar os enigmas. Milhares de jogadores começaram a estudar obsessivamente a cultura do séc. XX para encontrar o Easter Egg (Ovo de Páscoa, nome dado a um segredo escondido dentro de um jogo) de Halliday e Wade é um deles, seu maior problema é que o OASIS possui centenas de mundos onde pode estar escondido a série de enigmas e ele não consegue sair de LUDO. 
          O placar do blog de Halliday ficou sem atualizações por anos até que um dia o nome do personagem (char, nickname) aparece no primeiro lugar. Ele acabou descobrindo o primeiro enigma sem querer e agora o mundo está de olho nos seus próximos movimentos, e o mundo está lotado de pessoas malignas (ops, palavra muito forte, malvadas é melhor) que farão qualquer coisa (inclusive matar) para conseguir o prêmio!
Aos poucos Wade vai conseguindo evoluir seu personagem e juntar um pouco de dinheiro para se preparar para os próximos enigmas e desafios que encontrará a seguir.
         Livro é cheio de referências a jogos e filmes antigos, músicas, séries japonesas entre diversas outros temas nerds desde Monte Python passando por De volta para o futuro chegando até Ultraman e o Godzilla. Sem palavras pra descrever o quanto ele é bom e está agora na minha lista de favoritos. E pra quem gostar ou já gostou do livro, saiba que vai sair um filme do livro *o*. O roteirista escolhido para adaptar o livro para as telas foi Zak Penn (Os Vingadores - The Avengers, O Incrível Hulk, X-Men: O Confronto Final) e o filme será dirigido por Donald De Line e Dan Farah. Aguardando ansiosamente...

Comentários