Um elefante em meu jardim!


 A história se passa no final da derrota nazista pelas forças aliadas. Lizzie vive com sua família em Dresden, cidade alemã ainda não bombardeada, sua mãe, Mutti, é cuidadora de animais no zoológico da cidade, seu irmão Karli é um pouco doente, e seu pai, Papi, foi enviado para combater na Rússia. Um dia Mutti traz para casa uma surpresa para Lizzie, um elefante,para ser mais preciso, uma elefante apelidada de Marlene. A mãe de Lizzie a trouxe para casa pelo fato de que, se a cidade fosse bombardeada os animais do zoológico teriam que ser exterminados para evitar riscos caso alguns escapasse das jaulas e fosse para as ruas. Mutti é muito apegada com Marlene e após a morte da mãe da elefanta, ela precisa estar sempre perto dela para cuidar e alegrar a Marlene.
Tudo muda quando, durante um passeio da família com Marlene no parque perto de casa, a elefanta se irrita e persegue um cachorro, isso acontece no exato momento em que Dresden começa a ser bombardeada pelos pilotos da RAF. Mutti acaba escolhendo proteger sua família e tentar achar Marlene depois. Na busca de encontrar um lugar seguro e de se proteger do terrível exército vermelho (nome pelo qual os soldados russos são conhecidos) Lizzie e sua família enfrentarão o frio da neve alemã e a falta de alimentos e de água.
Livro ótimo e curto. O que torna a história ser única é a inclusão de algo tão nonsense em um cenário caótico como a Segunda Guerra Mundial, e a união da família de Lizzie, que acabam salvando várias vezes as peles uns dos outros. Do mesmo escritor de Cavalo de Guerra, livro que virou filme de mesmo nome.

Título: Um Elefante Em Meu Jardim(An Elephant in the Garden)
Autor:  Michael Morpurgo
Editora: Panda Books
Ano: 2011

Comentários

Postar um comentário