Mestre Gil de Ham


Mestre Gil de Ham é um fazendeiro conhecido na cidade de Ham, ele segue sua vida normal, discute com seu cachorro Garm, que fala, o que é bem comum, cuida de sua vaca cinzenta e mora com sua esposa no alto de um morro. Sua rotina muda drasticamente quando sua propriedade é invadida por um gigante perdido. 
A sorte de Mestre Gil o faz com que, mesmo morrendo de medo, ele enfrente o gigante e consiga afastá-lo da cidade sendo considerado um herói pelos habitantes de Ham. O rei o saúda pela bravura e o presenteia com uma espada que considerava sem uso, que acaba por se descobrir ser a lendária Caudimordax, a espada morde-caudas.
Aos poucos a fama de Mestre Gil de Ham se espalha e ele acaba por final tendo que confrontar com o temível dragão Chrysophylax, um rico e ardiloso lagarto que mais de uma vez vai tentar passar a perna em Gil.
Do mesmo escritor de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, este livro aparenta ser mais convidativo, por se tratar de um conto e não de uma história completa. Leitura rápida e simples e até uma criança pode ler (este foi o propósito de Tolkien ao inventar essa história, para divertir seus filhos) e possui também diversos diálogos engraçados, como quando Gil chama a atenção de Garm por acordá-lo no meio da noite, ou quando Chrysophylax acha que Gil é um dos temidos cavaleiros das lendas.

Título: Mestre Gil de Ham (Farmer Giles of Ham)
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Wmf Martins Fontes
Ano: 2012 2º edição

Comentários